quarta-feira, 3 de março de 2010

A Pobreza e o Ambiente do Nosso Mundo

Com a evolução crescente dos meios tecnológicos, da capacidade de produção e da necessidade do Homem de, cada vez mais, industrializar o mundo, o ambiente tem sofrido, de forma mais drástica desde a Primeira Revolução Industrial, graves atentados que podem ser mesmo o início do fim da vida natural da terra, tal como a conhecemos.
A saga de destruição da natureza levanta problemas como a perda de biodiversidade, a poluição, a desflorestação massiva, o aquecimento global, as chuvas ácidas, a extinção de espécies, o efeito de estufa, a camada de ozono e as alterações climáticas.
Também a pobreza é um problema preocupante à escala mundial. Em cada 3.5 segundos morre um ser humano por causas derivadas à pobreza. Estima-se que morrem cerca de 50 000 pessoas por dia por razões relacionadas com a pobreza, sendo a maioria mulheres e crianças. Por ano, são cerca de 18 milhões de pessoas. Todos os anos cerca de 11 milhões de crianças, mais que a população de Portugal, morrem antes de completarem 5 anos. Cerca de um sexto da humanidade, 1100 milhões de pessoas, vive no limiar da pobreza com menos de 1 dólar por dia. E ainda mais de 800 milhões de pessoas estão sub nutridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário